Ações Fracionadas: Como Funciona o Mercado Fracionário?

Com o surgimento das ações fracionadas, o investimento em renda variável se tornou mais acessível para todos.

Com o mercado fracionário você pode comprar ações com apenas alguns reais!

O que é uma ação fracionada?

Uma ação fracionada é simplesmente 1 ação. Ele é chamado fracionado porque no Brasil, as ações são compradas em lotes padrão de 100 ações.

O Mercado Fracinário existe em todas as corretoras e permite aos investidores comprarem uma ação por vez, em vez de adquirir um lote padrão de 100 ações.

Essa abordagem é especialmente benéfica para quem quer investir em ações com pouco dinheiro. limitados e deseja ingressar no mercado de ações de forma gradual. As ações fracionadas representam uma parcela proporcional de um lote de ação, conferindo aos investidores os mesmos direitos de propriedade, incluindo o direito a dividendos e eventuais valorizações.

É possível comprar menos de 100 ações?

Através do mercado fracionário conseguimos comprar menos que 100 ações – de 1 até o limite de 99 ações.

Ao comprar ações através do código da ação, o lote padrão é a compra de 100 ações. O mercado fracionário permite que o investidor possa comprar quantidades menores que esses 100, de 1 até o limite de 99 ações. Isso significa que você pode investir com um capital inicial menor e aumentar sua posição gradualmente conforme suas possibilidades financeiras.

Como Funciona o Mercado Fracionário

Todas as ações listadas na bolsa têm um código único, conhecido como ticker, que é utilizado nas operações.

No mercado padrão, esse código é composto por quatro letras seguidas de um número, como por exemplo, PETR3, representando as ações ordinárias da Petrobras, que oferecem direito a voto.

No mercado fracionário, por sua vez, há uma identificação adicional para as ações. A diferença está na inclusão da letra “F” no final do código.

Para exemplificar, no caso da Petrobras, se o investidor desejar comprar ou vender ações fracionadas, deverá utilizar os códigos PETR3F. Já para negociar as ações preferenciais, que não oferecem direito a voto e têm prioridade na distribuição de dividendos, o código será PETR4F.

Como comprar ações fracionadas?

Aqui está um passo a passo direto para comprar ações fracionadas:

  1. Escolha uma corretora: Pesquise e escolha uma corretora confiável que ofereça corretagem ZERO para ações. Se você for comprar poucas ações, a corretagem fixa pode ser salgada para o investimento.
  2. Aprenda a usar o home broker: Familiarize-se com a plataforma do home broker da corretora, onde você realizará as operações de compra e venda de ações.
  3. Escolha suas ações: Defina uma estratégia de investimento e selecione as ações fracionadas que deseja comprar, considerando empresas sólidas e com perspectivas de crescimento.
  4. Coloque as ordens de compra e venda: Utilize o home broker para enviar as ordens de compra e venda das ações fracionadas que escolheu.
  5. Acompanhe seus investimentos: Monitore regularmente o desempenho das ações fracionadas em sua carteira, mantenha-se informado sobre o mercado e ajuste sua estratégia conforme necessário.
  6. Diversifique seus investimentos: Para reduzir riscos, diversifique sua carteira com diferentes ações e setores da economia.
  7. Invista gradualmente: Considere investir aos poucos, adicionando mais ações fracionadas gradualmente, em vez de alocar todo o capital de uma só vez.
  8. Esteja preparado para o risco: Lembre-se de que investir em ações envolve riscos, e os preços podem variar no curto prazo. Esteja preparado para lidar com oscilações no mercado.
  9. Busque conhecimento: Aprenda continuamente sobre investimentos, diversificação de carteira e as empresas em que está investindo.

Com esses passos simples, você poderá começar a investir em ações fracionadas com mais confiança e segurança. Lembre-se sempre de investir de acordo com seus objetivos financeiros e tolerância ao risco.

Abra sua conta na Toro Investimentos com o link abaixo e ainda ganhe 3 ações após investir seus primeiros R$ 1.000!

O que acontece se eu comprar 100 ações fracionadas?

Quando você comprar o total de 100 ações fracionadas de uma mesma empresa, e elas possuem o mesmo código, elas são automaticamente convertidas em um lote padrão de ações. A conversão ocorre de forma automática e não há necessidade de ação por parte do investidor. É importante lembrar que essa conversão só ocorre quando as ações fracionadas pertencem à mesma empresa e possuem o mesmo código

Por Exemplo: Se comprar 40 ações da Taesa com o código TAEE3F e depois mais 60 com o mesmo código TAEE3F, elas são convertidas em 100 ações TAEE3 que é o lote padrão. Se tiver 40 TAEE3 e 60 TAEE4, essa conversão não acontece.

Posso comprar um lote padrão e vender fracionado?

Sim, é possível comprar um lote padrão de ações e, posteriormente, vender essas ações no mercado fracionário. O código das ações muda ao serem negociadas no mercado fracionário, sendo acrescentada a letra “F” ao final do código original. Dessa forma, você pode vender quantidades menores de ações, preservando a integridade do seu lote principal.

Ações fracionadas pagam dividendos?

Sim, as ações fracionadas pagam dividendos exatamente da mesma forma que as ações negociadas em lotes padrão. A distribuição de dividendos é proporcional à quantidade de ações que você possui, seja elas inteiras ou fracionadas.

Veja como funciona o pagamento de dividendos com ações fracionadas.

Quando vale a pena comprar ações fracionadas?

A compra de ações fracionadas é particularmente indicada para investidores com pouco capital disponível, pois permite a entrada gradual no mercado de ações.

Também é recomendado para quem quer investir em ações e está iniciando nesse mercado. Aprender a investir usando pouco dinheiro no início é essencial. Assim você investe sem medo e toma decisões conscientes.

Além disso, a estratégia de comprar ações fracionadas pode ser útil para diversificar o portfólio e investir em empresas com alto potencial de crescimento a longo prazo.

Vale a pena investir em ações fracionadas?

Investir em ações e em ações fracionadas é a mesma coisa. Para investidores com recursos financeiros limitados e que querem diversificar em ações, as ações fracionadas oferecem uma excelente oportunidade de ingressar no mercado de ações de forma gradual e diversificada.

Além disso, é importante lembrar que o investimento em ações, seja fracionado ou não, está associado a riscos, e é essencial realizar uma análise criteriosa da empresa antes de tomar qualquer decisão.

Qual a diferença entre o mercado à vista (de lote padrão) e o mercado fracionário?

O mercado à vista e o fracionário apresentam as seguintes diferenças:

Quantidade: No mercado à vista, as ações são negociadas em lotes de pelo menos 100 unidades, enquanto no fracionário não há uma quantidade mínima, permitindo a negociação de 1 a 99 ações.

Preço: O mercado à vista tende a ter mais ofertas de compra e venda em lotes, o que pode levar a preços ligeiramente mais vantajosos em comparação ao mercado fracionário, onde a diferença média de valores para a mesma ação é menor.

Liquidez: Devido à maior oferta e demanda e menor variação nos preços, o mercado à vista geralmente possui maior liquidez do que o fracionário.

Ambos os mercados concluem as operações em um período curto, e os investidores podem negociar suas ações no mesmo dia ou em alguns dias após a oferta ser aceita, dependendo da disponibilidade do comprador ou vendedor.

Similar Posts